As vendas do varejo restrito em Santa Catarina, no mês de novembro do ano passado, tiveram alta de 1,6% na comparação com o mês anterior, outubro, com ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior tiveram alta de 8,6%, no acumulado do ano – janeiro a novembro – cresceram 8,3% e em 12 meses avançaram 8,5%. Os dados integram a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.
16/01/2019
Considerando a série com ajustes sazonais, foi o terceiro melhor resultado do ano passado em SC, atrás de janeiro que cresceu 7,7% e abril, 1,9%. Em receita nominal, as vendas catarinenses cresceram 1,6% em novembro frente a outubro, 13,9% na comparação com novembro de 2017, 11,9% no acumulado do ano e 11,6% no acumulado dos últimos 12 meses contabilizados. A média brasileira em volume do varejo restrito em novembro frente a outubro teve alta de 2,9%, comparando a novembro de 2017 cresceu 4,4%, no acumulado do ano avançou 2,5% e em 12 meses, 2,6%.
Em Santa Catarina, as maiores altas no comércio em novembro frente ao mesmo mês do ano anterior foram em equipamentos e materiais para escritório 24,1%, seguidos de móveis e eletrodomésticos 17,5%, combustíveis 13,2% e tecidos e confecções 7,8%. Os produtos de farmácias venderam 5,7% mais e hipermercados e supermercados cresceram 3,3%. No varejo ampliado, que inclui móveis e materiais de construção, Santa Catarina cresceu em novembro do ano passado 0,1% na série frente ao mês anterior com ajustes sazonais, teve alta de 7,9% em relação ao mesmo mês de 2017, cresceu 10,9% no acumulado do ano e 10,9% em 12 meses. Os números catarinenses mostram que alguns segmentos do varejo aproveitaram a recuperação do poder de compra do consumidor ou outros fatores para elevar um pouco mais os preços. Isso ocorreu principalmente em móveis, que vendeu 22,4% mais em volume e obteve 27,3% mais em receita, e eletrodomésticos cujos volumes alcançaram 16,1% e a receita, 19,3%.
Os comerciantes estão mais confiantes no desempenho da economia em 2019. A expectativa positiva, a melhor para o mês de dezembro dos últimos cinco anos, fez com que a projeção de contratação de pessoal também aumentasse para os próximos meses.
Santa Catarina tem um enorme potencial turístico, no entanto, nem todas as regiões conseguem explorar esta vocação de maneira estruturada e sustentável. Para fomentar e desenvolver o setor em todo o estado, a Fecomércio e o Senac SC promovem o ciclo de encontros Turismo Catarinense em Movimento, que será realizado em 12 regiões turísticas do Estado até o dia 29 de novembro.
O SINDICOMÉRCIO apoia a Campanha Rede Solidária COVID-19 de arrecadação de alimentos e material de limpeza para as pessoas necessitadas no município de Rio do Sul.