Confiança do empresário varejista se recupera em dezembro, mas fecha o ano abaixo do patamar de 2024 em SC
21/01/2026
Aos poucos, o otimismo começa a retornar entre os empresários do varejo catarinense. Pesquisa da Fecomércio SC, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 1,6% em dezembro, alcançando 103,7 pontos. Ainda assim, o indicador permanece 6,9% abaixo do nível registrado ao longo de 2024.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, lembra que o segundo semestre do ano passado foi marcado por forte pessimismo no setor. Entre julho e outubro, o ICEC ficou abaixo da linha dos 100 pontos, patamar que indica falta de confiança na economia. Desde então, o índice vem apresentando recuperação, embora ainda permaneça inferior aos números observados em 2024.
“Acreditamos que o otimismo dos empresários pode aumentar ao longo do ano. É esperado um corte na taxa de juros, o que deve estimular o consumo. A inflação também está em queda. Claro que o fator eleitoral pode atrapalhar, mas temos a expectativa de que 2026 será um bom ano para o varejo”, avalia Dagnoni.
Outra pesquisa realizada pela Fecomércio no fim de 2025 aponta que os empresários catarinenses estão mais cautelosos: apenas 33% acreditam em uma melhora da economia neste ano. O cenário contrasta com a percepção dos consumidores, já que 55% deles veem perspectivas positivas para a economia.
Fonte: Fecomércio SC.
O Sindicato do Comércio Varejista do Alto Vale do Itajaí - SINDICOMÉRCIO vem através deste, comunicar que na data de ontem (15/08/2019), firmou Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio do Sul e Região.
O presidente Jair Bolsonaro assinou no primeiro dia de mandato, na terça-feira (1), decreto que fixa o salário mínimo em R$ 998,00.
Estudo da FECOMÉRCIO sobre as compras de material escolar